Livros que não vai querer perder!
"Uma História Esquisita" e "Nem Bonsai, Nem Trepadeira"...
Esta «história esquisita» fala-nos do medo do desconhecido, do outro, do diferente. Medo esse que está na base do atual aumento de sentimentos de intolerância e agressividade face aos que não são como nós., não comungam das mesmas crenças ou não têm os mesmos hábitos.
Fala-nos também do respeito pela diferença do outro, enquanto ser único e irrepetível, a par da sua aceitação enquanto igual, na sua humanidade.
Essas serão as bases da construção de uma cidadania multicultural e inclusiva, a qual pode (e deve!) ser aprendida desde tenra idade.
Esta história alerta-nos ainda para a necessidade da aprendizagem de uma convivência positiva, assente numa comunicação não violenta, e onde todos podem ter um lugar, fazendo da diversidade a riqueza e a matriz da nossa História enquanto povo.
Nunca foi tão difícil ser Pai
( ... ) Hoje, os pais têm dificuldade em sentirem-se confortáveis no seu papel. Presos entre a pressão da obrigatoriedade de um desempenho imaculado e a critica afiada de uma sociedade muito lesta sempre pronta a apontar o dedo acusador, hoje, os pais tendem a sentir-se culpados. Podem nem saber de quê, mas sentem-se culpados. (in Prefácio)
Efeito Bonsai - excesso de poda, de regras e de controle que acaba por produzir uma árvore/pessoa em miniatura, com um formato pré-definido e aquém das suas potencialidades. Ou seja, acaba por limitar o desenvolvimento das características ou competências que permitiriam aos filhos cumprir-se enquanto pessoas únicas e irrepetíveis, em vez de se transformarem na réplica de um desejo, ou na consumação de um projeto dos pais.
Efeito Trepadeira - ausência de poda, de regras e de controle que tende a produzir uma árvore/pessoa sem tronco e sem forma concreta, isto é, acaba por dificultar aos filhos a construção de uma identidade e uma estrutura de valores bem definida, e por não lhes fornecer as ferramentas essenciais para viver em comunidade - como seja, o saber lidar com as adversidades, a capacidade de resolução de problemas e de tomada de decisão, o saber trabalhar em equipa, etc.
Conseguir encontrar o equilíbrio entre estes dois extremos opostos, entre o excesso de poda (que se pode tornar sufocante) e a ausência de poda (que facilmente se torna negligência), é um dos maiores desafios que se coloca a qualquer pai, mãe ou educador em geral.
Este livro procura apresentar alternativas, estratégias e ferramentas que auxiliem os pais a encontrar o ponto de equilíbrio na sua intervenção educadora, a partir da identificação de dúvidas e de "erros" comuns ou frequentemente apontados pelos próprios. Porque não existem fórmulas mágicas e todas as experiências devem ser valorizadas aqui também encontra espaço para registar as suas próprias reflexões e notas.